Cadastre-se e receba novidades

Nome:
Email:

20/04/2018

Transportadora em ambiente alfandegário não precisa AFE

BOAS PRÁTICAS
Transportadora em ambiente alfandegário não precisa AFE
Importadora é responsável por garantir a manutenção da qualidade, a segurança e a eficácia dos produtos até que cheguem o consumidor
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 18/04/2018 17:12
Última Modificação: 18/04/2018 17:16

A Anvisa publicou, nesta quarta-feira (18/7), Nota Técnica com esclarecimentos sobre necessidade de Autorização de Funcionamento (AFE) para as transportadoras que exercem atividades de movimentação de produtos sujeitos a vigilância sanitária entre terminais alfandegários, portuários e aeroportuários. De acordo com o corpo técnico da Agência, essas transportadoras estão isentas da obrigatoriedade do referido documento.

Segundo a Nota Técnica, apesar de não necessitarem de AFE, as transportadoras que exercem atividades em ambientes alfandegários devem adotar as boas práticas de transporte, garantindo a integridade e qualidade dos produtos, conforme suas especificações de temperatura, de acondicionamento e de armazenagem, níveis de umidade tolerados e sensibilidade à luminosidade, dentre outras.

Caso a Anvisa verifique desvios de qualidade ocorridos durante o transporte da mercadoria até a respectiva nacionalização, a mercadoria poderá ficar impedida de entrar no Brasil, com a consequente interdição e direcionamento ao rechaço ou destruição, nos termos legais.

A Anvisa reafirma que cabe à importadora garantir e zelar pela manutenção da qualidade da mercadoria, bem como pela segurança e eficácia dos produtos até o consumidor final, a fim de evitar riscos e efeitos adversos à saúde. Além disso, que as empresas que realizam o transporte de mercadorias nacionalizadas, após concluído o desembaraço aduaneiro, devem obrigatoriamente ser detentoras de AFE.

Fonte: ANVISA

 Leia mais 


Outras Notícias:

Sempre pensando em agilizar os processos internos e externos, deixamos um espaço reservado para que você faça uma solicitação!
Página Principal | Escritórios | Contato | Follow-up | Mapa do site


SÃO PAULO
Rua Cons. Crispiniano, 105 - 9º andar - Centro
Tel.: +55 11 3124.2400 - Fax: +55 11 3255.7518
SANTOS
Praça Antonio Telles, 20 - Centro
Tel.: +55 13 3226.3626
Produzido por FIRE Mídia