SP - (11) 3124-2400

Santos - (13) 3226-3626

Dólar - $5.4254
Euro - $5.809

EnglishPortugueseSpanish

SP - (11) 3124-2400

Santos - (13) 3226-3626

Dólar - $5.4254
Euro - $5.809

SP - (11) 3124-2400

Santos - (13) 3226-3626

Dólar - $5.4254
Euro - $5.809

EnglishPortugueseSpanish
COM 366 – Lançamento dos Dados e Estatísticas em plataforma BI

COM 366 – Lançamento dos Dados e Estatísticas em plataforma BI

  • Home
  • Notícias
  • COM 366 – Lançamento dos Dados e Estatísticas em plataforma BI

Santos, 28 de novembro de 2019.                                           Comunicado ABTRA nº 366.2019

Prezados Senhores Associados,

Como coroamento das comemorações dos nossos 30 anos de atuação, estamos lançando em BI (Business Intelligence) os Dados e Estatísticas ABTRA contendo as informações sobre a movimentação de contêineres de importação no Porto de Santos. Esses dados são compilados mensalmente da Janela Única Portuária (JUP)/módulo DTe a partir dos registros dos terminais que realizam a operação portuária e dos recintos alfandegados associados à ABTRA nesse porto.

Essa plataforma interativa e de fácil navegação permite aos usuários um melhor monitoramento dos resultados e dos comparativos com períodos anteriores, podendo inclusive servir de suporte à tomada de decisões em seus negócios.

A partir de agora tomaremos como data-base para a apuração dos dados o dia 20 do mês subsequente ao mês processado, de modo a garantir maior assertividade nas classificações dos contêineres que saem da operação portuária. Destacamos que essas classificações não contemplam os contêineres vazios, transbordo/baldeio e cabotagem, uma vez que não são controlados pela Aduana e, portanto, não são necessariamente registrados no sistema DTe.

As telas que compõem o BI possibilitam navegar pelos gráficos a partir de diferentes filtros e com maior liberdade.

Os painéis 1 e 2 trazem diferentes gráficos – barras, linhas, tabelas analíticas e colunas empilhadas – sobre os contêineres de importação descarregados na operação portuária e sobre os contêineres de importação com entrada nos recintos alfandegados, respectivamente, tanto em unidades quanto em TEU. Além disso, o painel 2 traz os valores em peso líquido (mil toneladas). E as tabelas analíticas trazem os comparativos sobre o ano corrente com iguais intervalos anteriores.

No painel 1, o gráfico de barras traz pop-ups contendo as saídas dos contêineres da operação portuária classificadas por tipo de entrega no período visualizado. Já no painel 2, o pop-up mostra as saídas dos contêineres dos recintos classificadas por tipo de processo no período visualizado.

O painel 3 informa os totais de Fichas de Mercadorias Abandonadas registradas pelos recintos alfandegados em gráficos de barras, linhas e tabela analítica, tanto sobre cargas conteinerizadas quanto cargas desovadas.

Os painéis 4 e 5 trazem, em gráficos de barras e tabelas analíticas, os tempos médios mensais de permanência das cargas nos recintos (painel 4) e no porto (painel 5) para DI e para DUIMP.

Os painéis 6 e 7 informam, em gráficos de linhas e tabelas analíticas, os tempos médios anuais de permanência das cargas nos recintos alfandegados para DI (nos últimos dez anos) e para DUIMP (a partir de 2018), respectivamente.

O BI poderá ser conferido no Portal da ABTRA, com acesso aos associados a partir do e-mail institucional.

Que esse produto se consolide como mais uma ferramenta para consulta de dados sobre o comércio exterior no Porto de Santos!

Cordialmente,

BAYARD UMBUZEIRO FILHO

Presidente do Conselho de Administração